02 de Abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O autismo leve não é um estado passageiro, mas uma condição que acompanha o indivíduo ao longo do seu desenvolvimento. De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), constitui-se em um Transtorno Global do Desenvolvimento no qual pode haver comprometimentos em determinadas áreas, tais como atraso da fala, socialização, aprendizagem, motricidade, aspectos sensoriais e pouco contato visual.
O autismo, como sabemos, é um espectro, ou seja, é um quadro que pode ir do mais leve ao mais grave. Por ser a forma mais sutil, o autismo leve pode passar muitas vezes despercebido. Isso acontece, sobretudo, quando a criança ainda é um bebê. Porém, no decorrer do desenvolvimento infantil, é possível notar os sinais. Essas crianças podem ter um campo de interesses limitados e peculiar, além de comportamentos estereotipados. Desta forma, é de extrema importância que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento nos primeiros meses da criança, para que, se necessário, haja uma intervenção precoce. Quanto mais cedo a intervenção começar, mais chances temos para uma boa qualidade de desenvolvimento da criança.
Nós apoiamos essa causa!
Câmara Municipal de Morada Nova